OCR POLICE TEAM
- firemanchallenge
- 1 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

O que é equipa OCR Police Team?
- A equipa OCR POLICE TEAM é uma equipa constituída por 22 atletas de várias regiões do país vocacionada para as corridas de obstáculos mas que participa também em outras modalidades.
Há quanto tempo existe a equipa?
- A equipa foi criada em 2017, a primeira prova que participou como equipa foi a Wild Challenge Gondomar com 3 elementos: Helder Rodrigues, Raquel Ferreira e Miguel Ribeiro, nesse mesmo ano, a equipa esteve representada no Mundial de OCR disputado no Canada por Helder Rodrigues.
As vossas participações são apenas a nível nacional ou também a nível internacional?
A nível nacional fazemos questão de estar em todas as provas realizadas cá, umas vezes em maior numero, outras menos, dependendo do calendário de cada atleta. Com o aumento do numero de provas, torna-se cada vez difícil gerir o calendário nacional. A nível internacional, temos participado nos europeus e mundiais tanto de OCR como de Spartan além de outras provas por toda a Europa.
Relativamente ao calendário nacional, venceram a Liga OCR Portugal 2019 por equipas. Era um dos vossos objetivos do ano passado?
- A nossa participação na Liga OCR Portugal começou em 2018, tendo nesse ano conseguido o 2º lugar geral masculino por Ricardo Bio. No ano de 2019 tentamos apresentar uma equipa forte no escalão misto de forma a o vencer. Com os objetivos individuais de cada atleta bem ambiciosos a nível individual, a equipa beneficiaria com isso e a vitória no escalão misto seria algo muito plausível. As classificações prova a prova foram muito boas e a soma de pontos foi muito alta, acabando o campeonato com bastantes pontos acumulados.
Não só por equipas, mas a nível individual também obtiveram boas classificações?
- A nível individual acabamos a liga com 5 atletas masculinos nos 7 primeiros lugares, destacando-se Ricardo Bio no 3º lugar da geral e vencedor do seu escalão de idade (30-34) seguido por João Coentrão, João Branco, André Santos e Helder Rodrigues que foi também vencedor do seu Age Group (40-44). A nível feminino em segundo lugar da geral e vencedora do Age Group 18-24, Raquel Ferreira.
Quais os objetivos para a Liga OCR Portugal 2020?
Para 2020, a nível individual temos atletas que vão lutar pelos primeiros lugares da geral bem como tentar vencer os respetivos Age Groups. Os novos elementos que ingressaram a equipa, já tinham demonstrado o potencial em provas anteriores e foi com muito agrado que vimos terem aceite o convite para ingressar a equipa. A primeira prova da época e única realizada até agora veio provar isso mesmo.
Por equipas vão tentar repetir a vitória do ano anterior?
Este ano, e dado ao número elevado de atletas e sua respetiva qualidade, quisemos contribuir para o enriquecimento da nossa liga e dividimos os atletas pelos 3 escalões, equipa masculina, mista e feminina. No entanto vamos tentar lutar pela vitória coletiva nos 3 escalões.
O COVID19 veio interromper a época, como a equipa se mantive ativa nestes meses de confinamento?
- Nós somos uma equipa muito unida e ativa, durante todo este período, tentamos fazer a nossa parte social, tentando motivar todas as pessoas. Durante este tempo todo fomos partilhando treinos diários com vídeos exemplificativos de cada treino de modo a manter as pessoas ativas em casa.
Durante este confinamento participaram também no Challenge Quarentine organizado pela Liga OCR Portugal, correu bem?
- Qualquer que seja o desafio que seja proposto, a equipa está sempre disponível para participar. A maioria dos elementos da equipa participou neste desafio, tendo vencido a classificação individual masculina (André Santos), feminina (Fatima Del Valle) e coletiva.
O vosso espírito é contagiante. Como conseguem fomentar essa união?
- Podemos dizer que tivemos a sorte de reunir um grupo de pessoas com características muito semelhantes onde a humildade e a simpatia sobressaem. Apesar de sermos muito competitivos, não é algo que nos “cega”, pois os resultados são efémeros e as amizades é que perduram no tempo. Uma prova até pode correr mal mas não é isso que nos tira o sorriso.
- Próximos projetos?
Com o ano de 2020 muito incerto, já estamos a trabalhar no ano de 2021 onde será reformulado todo o conceito da equipa. Com uma Federação no horizonte queremos estar preparados para a ingressar e isso obedece a certos critérios. Pretendemos também organizar a equipa de forma a captar apoios e patrocínios de forma a termos uma equipa cada vez mais forte.
ATLETAS
Alina Paladi
André Santos
Carlos Campos
Daniela Varandas
Fatima Del Valle
Filipe Almeida
Helder Rodrigues
Helena Almeida
Henrique Loureiro
Hugo Magalhães
Jaqueline Fonseca
Joana Silva
João Branco
João Coentrão
Luis Freixeiro
Miguel Ribeiro
Nelson Loureiro
Patricia Ribeiro
Raquel Ferreira
Ricardo Bio
Ricardo Portugal
Sara Barradas
Commentaires