top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

Team Liberty OCR como “Tábua de Sobrevivência” de Susana Silva

  • Foto do escritor: firemanchallenge
    firemanchallenge
  • 1 de jul. de 2020
  • 5 min de leitura

ree

Susana Silva 45 anos de idade, natural de Matosinhos, responsável pela equipa “ Team Liberty”, composta habitualmente por três elementos fixos, no auge dos campeonatos a sua equipa aumenta para 50, tem como lema mais que um estado físico de vida saudável o psicológico!

“ A minha equipa não é dada a grandes pódios e prémios, isto porque o maior prêmio já ganhamos , Amizade, Humildade e União!”

Qual a sua perspectiva em relação ao novo projecto do “Fireman Challenge”, com a criação da Revista OCR ?

Considero uma mais valia para o desporto OCR, quer pela divulgação, esclarecimento da actividade em si, em simultâneo os testemunhos, experiências contadas nas primeiras pessoas, servem de inspiração a outros leitores mais leigos, além de que é o conteúdo que faltava principalmente para encorajar atletas adaptados, contribuindo para a sua inclusão desportiva e também com consequência geral noutras áreas das suas vidas.

“Pessoas diferentes devem ter as mesmas oportunidades!”


Em que circunstâncias e quando é que teve origem o seu interesse pelo desporto OCR?

Há três anos atrás,num momento de luto pela perda do meu filho Bernardo de 5 anos de idade, prescindindo da ajuda médica, medicamentos, o OCR foi o que me ajudou a ficar agarrada a vida, após inúmeras e variadas formas tentadas em colocar termo, mais que a minha vida ao sofrimento com o qual não sabia viver, porque a vida tinha deixado de fazer qualquer sentido para mim...o OCR veio de alguma forma serenar a dor atroz que carrego e carregarei na alma, para o resto como uma“Tábua de Salvação”...

De alguma forma a alegria vivida nos treinos, provas me faz lembrar os momentos alegres vividos com o Bernardo, por isso acho o meu “Anjinho me ajudou” a encontrar nesta actividade um novo sentido de vida…

Acredito que um dia nos reencontraremos, mas será no tempo certo e não mais por determinação minha.


De onde surgem as ideias com as indumentárias sempre surpreendentes e originais, com que se apresentam em cada prova?

Fui a mentora desta equipa, a cada prova

propusemo nos ser a equipa mais atrativa, quer pelas indumentárias, quer pela divertida algazarra, tentando contagiar todos com a nossa alegria!

Objetivo conquistado, somos reconhecidos onde quer que estejamos, pelo barulho, diversão e originalidade, com a benesse do reconhecimento de restantes

atletas ! Orgulhando me muito da nossa equipa!



Quem é responsável pela vossa logística e organização?

Sou a responsável por toda a organização e logística, mas sempre com muita democracia , tendo em conta a opinião de todos os atletas, sobre todas as questões..

Também sou responsável pela nossa pagina, inscrições, locais de provas, etc...


Costumam ter apoios institucionais públicos?

O nome da vossa equipa “TeamLiberty”, tem algo haver com algum apoio de instituição com o mesmo nome?

A nossa equipa e infelizmente não conta nem com patrocínios públicos nem privados, tentamos no passado junto do município, solicitando ajuda de transporte, mas foi nos negado!

Parece que o desporto e apoios, apenas se resumem ao futebol...

Estamos todos juntos e unidos, para que consigamos que o OCR seja oficialmente reconhecido como uma atividade desportiva, talvez depois desse reconhecimento haja apoios públicos!

O nome “ TeamLiberty”, nada tem haver com apoio de entidade “Liberty”, apenas o verdadeiro significado e essência da palavra, “Equipa Livre” = “TeamLiberty”, que tão bem nos caracteriza enquanto equipa!


“TeamLiberty”, além de incentivar ao desporto para um estilo físico de vida saudável, também incentiva a um estilo psicológico são?

A cada prova, além dos atletas tentarem superar, melhorar os seus tempos, também tentam enfrentar os seus próprios fantasmas, medos, fobias, a função de cada um de nós é nos apoiarmos uns aos outros…

Transformando uma simples equipa numa família , onde o bem estar de cada um é fundamental, onde a “loucura saudável “ impera , combatendo todas as tristezas, decepções ou perdas.

Não Faço nada demais, mas todos os atletas que vão na nossa equipa, ficam mental e saudavelmente viciados !


Susana Silva além de ter criado esta equipa, também se envolve noutros projectos de solidariedade ?

Sim, “abraço” outras causas nobres, porque o OCR também me ajudou e ajuda, além de outras instituições que também me auxiliaram sempre que precisei…

Hoje ajudo o “Dinis”, um menino com doença rara, junto com a equipa OCR, os seus Pais, juntamos as tradicionais tampinhas, para que se transformem em euros capazes de suportar todas as despesas inerentes aos tratamentos e outras necessidades…

Toda ajuda é necessária e é necessário uma ton. para conseguir cerca de 150,00 eur…

Enquanto eu tiver forças e em conjunto com a minha equipa, vou continuar a auxiliar outras associações, famílias, outros “Dinis”…

Às vezes, também vem a desmotivação, mas que logo passa com todo carinho com que me retribuem, logo penso que não as posso deixar na mão, defralda-las , porque precisam e acreditam em mim..

A única alternativa é mesmo lutar e sobreviver a minha própria dor, a cada manhã!


Em que provas nacionais e Internacionais já participaram?

Os elementos fixos da nossa equipa - Susana Silva , Joaquim Pereira e Martinha Silva, participaram em quase todas as provas nacionais,(mas sempre que possível com os restantes elementos também):

Firemen Challenge

Police

Urban Fit

Trails

Já nos encontramos inscritos para Fireman Challenge- Sernancelhe e Spartan Barcelona, caso não sejam canceladas.






De todas as provas do “Fireman Challenge”,que participou em 2019, qual a mais intensa?

Sem dúvida alguma a mais intensa foi Lalim, inclusive participamos na preparação surpresa de pedido público de casamento entre dois atletas.

Tudo isto só foi possível com ajuda do Luís Oliveira, responsável pelo evento, foi um momento único, emocionante que se perpetuará na memória de todos!

A fazer jus ao nome da equipa “ TeamLiberty”!

Qual o comentário que faz a toda a organização e Edições desportivas , realizadas pelo “Fireman Challenge”?

Não existem palavras suficientes para expressar quer em nome pessoal quer em nome da nossa equipa, toda a envolvência do “Fireman Challenge”, demasiado atentos aos pequenos pormenores ao bem estar dos atletas tudo fazem para que se sintam em casa, proporcionando todas as condições possíveis aos atletas, a destacar a boa vontade e o lado humano, sensível principalmente do Luís Oliveira, que consegue tocar no mais profundo de cada um de nós, com pequenos gestos, que se tornam eternos...

Não esquecendo, o Alexandre sempre preocupado com a minha equipa, o Trajédias (o mais mal comportado), em cumplicidade com Joaquim Pereira em Lalim eu já não aguentava mais e ele zoava-me dizendo, que ainda faltavam mais seis subidas, quase a desistir, ele

riam-se…

São todos uns amores adoráveis, bem como os demais!


Em 2019 para fechar com Chave de Ouro todas as provas desportivas do ano, realizou se a 1ª Grande Gala de Ouro Terras Dom Pedro Afonso, no TRC, qual a sua opinião geral?

Gostei da iniciativa, é importante que haja um evento deste porte para assinalar o fecho de um ano de provas, em ambiente de convívio mais próximo entre atletas e outras equipas, tornando se um incentivo para o próximo ano, foi muito positiva e adoramos a 1ª Gala.

Realço as “Quinas”, 1000 estrelas, fantásticas na arte de divertir, interagir com o público, ficou a foto para a prosperidade...

Luís Oliveira, presidente da Associação e responsável pelo “ Fireman Challenge”, um ser humano maravilhoso, fantástico que nunca se esquece de ninguém, muito menos da “TeamLiberty”, sou grata pelas nossas vidas se terem cruzado, ( não te largamos mais )...

Em relação aos restantes convidados que brilharam e abrilhantaram a Gala, gostei bastante!

Quero referir algo sobre alguém que ninguém me questionou, mas desde a primeira edição do “Fireman Challenge” em Vila Real, a Dina esteve presente, a solicitar fotografar os atletas, momentos, a recolher depoimentos em áudio,vídeo...

Intrusamo-nos fácilmente, a cada edição em que estávamos, também ela estava, fazendo um trabalho fantástico, além de também agora, ter conduzido esta nossa conversa muito bem , agradeço todos esses momentos e agora também por fazeres parte deste projecto da “Revista OCR”.

O Luís Oliveira tem uma equipa fantabulástica com ele, por isso do mais profundo do meu ser:

-”Obrigada!”


Nota final :

Grata a todos os atletas da minha equipa e também à Revista OCR, pela oportunidade de poder partilhar a história da nossa “TeamLiberty”!


 
 
 

Comments


Logo_fireman_chalenge_CORTE (1).png

OCR FIREMAN CGALLENGE 2020

UM LUGAR ONDE PODES DEIXAR AS TUAS OPINIÕES E DEBATES...

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

© 2023 by Extreme Blog. Proudly created with Wix.com

bottom of page